segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Aaaaah 2014!

“E assim chegar e partir
São só dois lados da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro é também despedida

Encontros e Despedidas – Milton Nascimento

Estação de trem em Fátima, Portugal. Agosto/2014
E não é que Milton Nascimento tem toda a razão? E assim foi meu 2014, um ano de encontros e despedidas, de escolhas, de abrir mão, de ir, de dizer até breve sabendo ser adeus, de chorar de saudade, e muito vai e vem em estações de trem e aeroportos, de novas amizades e suas novas saudades. De um retorno de quem chegou não é a mesma que partiu.
Não há palavras para definir um ano tão incrível. Largar tudo e ter um tempo pra mim foi a melhor decisão que tomei esse ano. Assumo que queria mais um pouco, e por isso não faltam motivos para sonhar com o dia que colocarei a mochila nas costas de novo e sairei por aí. Como disse na aba “Sobre a mochileira e suas idéias” (http://ideiasmochileiras.blogspot.com.br/p/sobre-o-blog.html), nesse ano sabático, larguei meu emprego para passar 3 meses viajando pela Europa. Foram 11 países, muitas cidades e histórias que vou contar aqui no blog. E faria tudo de novo. Foi uma das melhores oportunidades que me dei na vida, conhecer tantas pessoas diferentes e entender suas perspectivas através de suas culturas e tantas outras coisas mais.
Vaticano. Junho de 2014.
Santorini, Grécia. Julho/2014.
Sim, dói estar longe de quem se ama. Mas é extremamente recompensador quando você abre mão e se joga numa aventura. Você não tem opção é crescer ou crescer. Pra mim, é daquelas oportunidades que todo mundo deveria se dar uma vez ou outra. Eu já penso quando me darei um presente desse de novo! Mesmo com a distância física, o amor que se recebe é algo imensurável. Se eu já sabia que tinha os melhores comigo, só pude reforçar isso. E amor expande, galera! O que mais encontrei em 3 meses de viagem foi amor. É o que se recebe quando estamos em estado de plena gratidão, como diz meu amado Guruji:

“Quanto mais agradecidos nós somos por qualquer coisa que temos em nossas vidas, mais bênçãos vêm em nosso caminho”Sri Sri Ravi Shankar

Ilha Grande, Rio de Janeiro. Setembro/2014.
E esse é o sentimento mais latente quando avalio 2014: gratidão. Cada caminho, cada escolha, cada encontro, cada despedida, cada lágrima, cada sorriso, cada abraço, cada beijo, cada manifestação de amor. Eu saí de casa preocupada sobre como me comunicaria com minha mãe, e durante a viagem ela me surpreende aprendendo a usar Facebook e curtindo cada momento meu, escrevendo pra mim e o mais importante, sendo feliz e grata por aquele momento. E esse é só um dos exemplos das maravilhas vividas. Estar longe te aproxima de tudo que está dentro de você e na rotina, você não vê. Estar longe te deixa mais perto de quem realmente quer você por perto. Desapegar permite que amemos com mais liberdade.
Praia do Jacaré - João Pessoa, Paraíba. Novembro/2014
Esse post dedico à família e amigos. Mesmo me achando um pouco louca rsrs, me apoiaram e viveram comigo essa experiência. Hoje, amo cada um de vocês ainda mais. Gratidão por todo amor que me deram, por todo cuidado, carinho, orações, preocupações e tudo mais. Sem vocês, seria um pouco mais difícil fazer certas escolhas, mas tendo esse porto seguro fica um tanto mais fácil navegar. E aos novos amores que a vida me deu nessa jornada. Gente tão linda, que mesmo distante sempre guardarei aqui no coração, o que nós vivemos ninguém pode nos tirar! Gratidão a Deus que cuidou de cada caminho, à JMJ que me deu dois irmãos italianos e à Arte de Viver que me deu amigos pelo mundo!
Agora vem 2015...então, vamos aprontar mais um pouco, ok? Tem muito mundo ainda pra conhecer nessa vida. Bora lá? =)
Beijo no coração de todos! 

4 comentários:

  1. Que texto incrível Ellen! Fico admirada com a sensibilidade que vc tem em escrever exatamente tudo o que sentimos e vivemos longe de casa.
    Conseguiu resumir bem o que estou vivendo agora rs Meu intercâmbio nem acabou, mas já quero colocar a mochila nas costas e fugir pra qualquer lugar do mundo! Parabéns pelo blog, tá belíssimo! ;) Beijos da amiga q te adora!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah amiga, que preciosidade! Eu eh que agradeço muito por ter me permitido compartilhar com você todas essas bênçãos, mesmo que daqui. Que 2015 venha cheio de luz, amor e sobretudo gratidão. Te amo e obrigada por esse lindo texto!♡

    ResponderExcluir
  3. Amiga, tanto orgulho de você! Linda e corajosa... sem medo de ser feliz! Que você possa vivenciar tantas outras aventuras iguais (ou melhores)! Você merece, beijosss!

    ResponderExcluir
  4. Filha, Deus guia seu caminho, te de muita luz, sabedoria do Espirito Santo pra você não desanimar, continue com seus sonhos, unidos ao sonhos de Deus.bjssssssssssssss............

    ResponderExcluir