segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

3 dias por Vitória e Vila Velha

Praia de Camburi
No Rio, existe uma piada infame (havia até uma comunidade no falecido Orkut falando sobre isso) que diz que o Espírito Santo só serve para separar a gente do carnaval da Bahia. Piada injusta, dessa tal malandragem carioca não é? Uma amiga já está vivendo lá há algum tempo e nas minhas férias de 2013 peguei uns 3 dias pra ir lá e conhecer um pouco das terras Capixabas. Conheci Vitória e um pouco de Vila Velha. Visto que minha amiga é museóloga, o passeio foi um tanto cultural!
Palácio Anchieta
      Catedral Metropolitana        
Meu primeiro dia por lá, fiquei caminhando pela praia enquanto minha amiga estava no trabalho. Era agosto, era inverno, mas estava um belo sol e eu não aproveitei, pois fui preparada para pegar um friozinho (a previsão do tempo sempre me enganando hahaha). Passei a manhã caminhando e fotografando a praia de Camburi. Resolvi tomar uma água de coco e conheci um carioca gente boa que largou o Rio por Vitória pela tranqüilidade do local, vende água de coco há 1 real (no Rio é um tanto mais caro) e ainda ganhei dois copos, já que cariocas sempre fazem logo parceria com cariocas hahaha e em um dia quente, quem negaria? 
Pela tarde fiz um tour pelo Centro Histórico de Vitória tendo minha amiga como guia. Passamos pelo Palácio Anchieta (onde fica a lápide simbólica de José de Anchieta), Catedral Metropolitana de Vitória e Instituto Goia, ONG voltada para preservação do patrimônio culrural.
Paneleiras
     Igreja Nsa Sra do Rosário      
Vamos aos historical facts: O Palácio era o Colégio São Tiago erguido como nova sede para a Igreja homônima após um incêndio. Primeira ala do colégio foi erguida pelo Padre José de Anchieta que foi enterrado no altar mor da Igreja de São Tiago. O prédio é tombato pelo Conselho Estadual de Cultura e abriga setores ligado ao gabinete de Governo. A Catedral . Começou a ser construída no início de século XX (por volta de 1920) próximo de onde se localizava a Matriz, esta eu foi demolida devido a deterioração e por sua pequena capacidade para abrigar fiéis, se tratando de uma Catedral. Em estilo neogótico, sua obra foi concluída apenas no anos 70.
   Eu e minha amiga Paula na Casa da Memória de Vila Velha
No dia seguinte, o passeio começou pelas Paneleiras, no bairro de Goiabeiras. A produção artesanal de panela de barro, super tradicional no Espírito Santo (as moquecas, inclusive, sempre são servidas dentro dessas panelas), pode ser acompanhada durante a visita e você também pode sair de lá com algumas panelinhas. Como minha mala era pequena, só trouxe uma pequenina de lembrança. De lá, fomos para Vila Velha, começando o passeio pela Ladeira da Penitência. Queríamos até pagar uns pecados por lá rs, mas o portão da ladeira estava fechado. Passamos pela Casa da Memória de Vila Velha, Igreja Nossa Sra do Rosário e subimos ao Convento da Penha com uma bela vista para apreciar o pôr-do-sol e de onde se vê a Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha.
Convento da Penha
Terceira Ponte
O último dia começou pelo Parque da Pedra da Cebola. Um parque super fofo, com muita gente (especialmente famílias) fazendo piquenique, crianças brincando e uma pedra que realmente se parece com uma cebola gigante rs. Depois voltamos ao calçadão e fomos almoçar. Ok, tinha que comer moqueca né? Bom, a pessoa aqui não curte, mas para dizer que não experimentei um prato típico da região, comi a versão de banana do prato. Depois disso caminhamo (uma longa caminhada) até o Pier Iemanja. Para terminar o dia, fomos ao shopping Vitória que tem uma vista bacana da Terceira Ponte e do Convento da Penha. E assim foram os dias por essas duas cidades do Espírito Santo, um estadia rápida mas muito boa!
Parque da Pedra da Cebola
Bom, acho que se tratando de Brasil comer bem é muito comum. Comida boa é o que não falta nesse gigante e não seria diferente no Espírito Santo. Comida boa, farta e com um preço bem justo (ao menos em 2013). Então mais um ponto para valer o passeio pela região. Esse Brasil é mesmo um “país abençoado por Deus e bonito por natureza”, como diria Ben Jor.


Passagem: Ônibus(Ida e Volta): R$ 90,00 (aproximadamente)

Estadia: Casa da minha amiga :)

Mais fotos no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/ellenpedercane/sets/72157656514215350

Nenhum comentário:

Postar um comentário