quarta-feira, 13 de maio de 2015

Mochilão 2014 - Portugal - Parte 2: Porto e Fátima


Avenida dos Aliados

Escrevendo esse relato meu coração está apertado como estava lá. Chegar ao seu último destino de viagem é uma mistura de sentimentos. Sentimentos como o alívio das saudades e de missão cumprida até desespero do “quando viajo de novo???” e até um “será que deveria alterar a passagem de volta?”. E os dias nas proximidades do Porto carregavam esse gostinho de fim, de nostalgia e aquele famoso “faria tudo de novo”.
 
Rio Douro e Ponte D. Luís ao fundo
Chegamos à estação de Ovar de noite, e o primo da Simone foi nos buscar e deu uma volta rápida por Santa Maria da Feira. Chegamos, contamos um pouco da nossa aventura e desmaiamos de cansadas. Sem nada planejado pro dia seguinte. E quando o dia seguinte chegou, acordamos e fizemos um passeio pelos arredores, Praia do Furadouro, Santa Maria da Feira (agora pela manhã) e deixamos o Porto para o dia seguinte e pedimos ajuda para o primo da Simone pra ir a Fátima. Um dia calmo, começando a arrumar as malas para a volta.

E no dia seguinte, pegamos um ônibus para ir ao Porto, outra cidade mega fofa, até mais fofa que Lisboa! Chegamos com fome e bem pertinho da rodoviária tinha um restaurante simples com um dos pratos contendo feijão (desde Barcelona compramos feijão para matar a saudade hahaha, mesmo que o mais fácil de achar tenha sido o vermelho). Depois de forrar o estômago, começamos nossa caminhada pela cidade do Porto com a primeira parada na Sé da cidade. Igreja muito bonita e tem um pátio com uma vista super bonita da cidade. De lá começamos a subir e descer pelas escadas da cidade até chegar à beira do Rio Douro e ficamos por ali vendo as crianças brincando no rio antes de voltar a caminhar pela cidade.

 
Santuário Nossa Senhora de Fátima
Pensamos em ir andando para Vila Nova de Gaia, mas desistimos. Seguimos ali pelo centro do Porto mesmo. Entramos em algumas igrejas, passamos pela Praça da Batalha e a Igreja de Santo Ildefonso e resolvemos passar no mercado para comprar feijão preto e farinha para fazer uma comidinha com gosto de Brasil na casa do primo de Simone e também mais algumas coisas para fazer nosso risoto de viagem (fizemos algumas vezes na Espanha).

No dia seguinte, fomos à Fátima. E que aventura foi chegar a uma estação de trem! Pegamos dicas e nos disseram onde deveríamos pegar o ônibus. Ok, já começou com o fato de que para chegar a pé ao ponto de ônibus há de ser andar muito, mas muito mesmo (olhando no Google e quando nos explicaram parecia muito menos). E quando estamos andando no meio da estrada, quase na hora que o ônibus passaria, o que mais poderia acontecer? Chover! E nós começamos a correr, entre uma corrida e outra chegamos ao ponto dentro do horário. Passa um ônibus e pensamos “ah, é ele, ufa!” Nisso, perguntamos ao motorista e ele nos diz não passar nenhum ônibus ali para a estação de Ovar e alguns passageiros nos disseram que passava em outra rua, mas que havia um ponto onde poderíamos pegar outro ônibus para lá. Chegamos ao ponto e descobrimos que o ônibus para Ovar havia acabado de passar. Eu usei o aplicativo da Eurail (Rail Planner) durante toda a viagem e resolvi olhar onde mais o trem passaria, pois o próximo ônibus a passar por ali iria para Espinho, tcharaaaam o trem também passava lá! Ufa, problema resolvido! Nisso pegamos o trem pensando em ir para Estação de Fátima, mas precisávamos trocar de trem na estação de Entroncamento e lá havia mais opções de horários de ônibus para Fátima. Acho que essa foi uma “pequena aventura” para fechar a viagem com mais uma história daquelas “deu tudo erradamente certo”.
 
Estação de São Bento
Em Fátima, fomos conhecer o Santuário e agradecer cada dia daquela viagem, já que cada dia apareciam em nossos caminhos anjos e quando uma possibilidade de perrengue surgia, logo em seguida vinha uma solução. O Santuário é super bonito e acho lindo ver a fé e devoção das pessoas, foi uma experiência super bonita!

E chegou o último dia de passeio pelo Porto. Fomos dar mais uma volta pela cidade e procurar uma tag para minha mochila já que minha quebrou em algum trem ao longo do caminho e comprar minha passagem de trem para Ovar, para complementar a do trem para Lisboa que já havia comprado. Passamos pela Torre dos Clérigos e de lá caminhamos até a Livraria Lello & Irmão, com as escadas que inspiraram as de Hogwarts de Harry Potter, visto que J. K. Rowling viveu por um tempo no Porto. Infelizmente, só permitem tirar fotos dentro de um horário e chegamos lá depois. Passamos pela Avenida dos Aliados (Praça da Liberdade, Praça General Humberto Delgado e a Câmara Municipal) e finalmente na bela Estação de São Bento, onde comprei a passagem  e Simone viu sua ida para Alemanha. Então voltamos para “casa” para terminar de arrumar as malas e comer mais um pouco de feijão preto hahaha (mesmo que eu já fosse fazer isso quando chegasse ao Rio).

O dia seguinte foi daqueles esquisitos, onde você fica emotivo por qualquer motivo. Tudo devidamente arrumado. O primo da Simone deu uma carona até o Porto. Como nossa viagem começou em pizza (Itália), mesmo estando em Portugal, ela tinha que terminar em pizza. Fomos ao Pizzahut da shopping Via Catarina  e brindamos com guaraná nossos 82 dias de uma viagem linda. Depois ela me deixou na estação e cada uma seguiu seu rumo, engolimos o choro na despedida pra depois cada uma desabar no seu canto. Mas o choro é de gratidão, afinal, ambas planejamos viagens sozinhas e aparecemos uma no caminho da outra e vivemos aquilo tudo juntas.E no caminho ainda havia um lindo arco-íris dando mais brilho ao nosso último dia. 
Praça General Humberto Delgado, Câmara Municipal ao fundo

Cheguei à noite em Lisboa e passei a madrugada no aeroporto com alguns poucos cochilos, fui a primeira da fila do check-in e primeiro vôo pra Londres ansiosamente aguardado. O vôo atrasou um pouco e cheguei no (gigante) Heathrow encima da hora, mas a British Airways é super fofa e já tinha uma pessoa lá me esperando com um documento para agilizar meu caminho até o avião. Corri e cheguei poucos minutos antes do embarque começar. No vôo curto desmaiei, mas no vôo Londres-Rio já não foi a mesma coisa.  Em 11hrs assisti “Friends”, “The Big Ben Theory” e “Vicky Cristina Barcelona”. Além de ouvir todas as músicas que gostava disponíveis no avião e no meu celular. Dormir meeeeesmo não consegui, no máximo cochilei. Acho que era a ansiedade de voltar pra casa e saber que, como diz Milton Nascimento, nada será como antes. A gente muda muito depois de uma experiência dessas. E a noite, cheguei à minha cidade natal e fui recebida com muito amor. E assim foi esse mochilão...e desde então conto os dias para o próximo!

E pode deixar que continuarei com posts toda semana aqui viu? Ainda tem mais algumas coisinhas para falar do mochilão para vocês, além dos relatos, certo? E é isso que farei nas próximas semanas! Nosso encontro continua marcado toda semana. Até mais, galera!

Como chegamos: Trem.

Transporte: Ônibus e trem.

O que não fiz (e gostaria de fazer): Visitar alguma Cave em Vila Nova de Gaia. Um passeio por Espinho.

Estadia: Casa do primo da Simone. Free.

Gasto Total: R$ 276,67

Mais fotos no FlickR:

2 comentários:

  1. Ellen, parabéns por tudo! Como é legal ler seus relatos, principalmente as partes onde vc superou os maiores desafios.

    Desejo a ti muitas outras viagens. E quem sabe nos esbarramos por aí...

    Um beijo. Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Muito obrigada meeeesmo, viu? Vc é um querido! Vi seu email mas ainda não pude responder, daqui a pouco te respondo com calma :)

      Muitas viagens pra gente! Esse mundo é pequeno, vai que a gente se esbarra mesmo? :)

      Beijinhos!

      Excluir